Pesquisadores da Universidade de Turim e da Universidade de Parma, na Itália, acompanharam a gestação de cinco pares de gêmeos através de ultassonografia diárias.
Foi observado que os fetos fazem gestos intencionais em direção ao companheiro desde a 14 semana, reduzindo a quantidade de movimentos voltados para si mesmos. Toques nas costas ou na cabeça do outro eram mais duradouros e mais precisos que encostar nos próprios olhos ou boca, por exemplo. Por volta da 18 semana, 30% envolviam o irmão, o que fez os pesquisadores acreditar que os contatos eram intencionais.
Estudos anteriores haviam identificado a habilidade dos fetos de controlar movimentos a partir da 22 semana de gestação. A presença de um irmão no útero, portanto, poderia também acelerar o desenvolvimento motor. O grupo pretende continuar a pesquisa, desta vez com número maior de pares de gêmeos. Os padrões de atividade mapeados podem ajudar a identificar fatores relacionados a transtornos que comprometem o desenvolvimento sociocognitivo, como o autismo.
Fonte: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/gravidez
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário