domingo, 12 de fevereiro de 2012

Retratos do inconsciente.

Retrospectiva reúne 250 trabalhos do fotógrafo Manuel Álvarez Bravo no Rio de Janeiro



O rótulo de artista surrealista desagradava ao fotógrafo mexicano Manuel Álvarez Bravo, morto em 2002 – para ele, as cenas do cotidiano eram mais fantásticas que o movimento artístico baseado nas imagens do inconsciente. De fato, situações prosaicas e corriqueiras, como roupas secando no varal ou paredes ladrilhadas, adquiriram contornos oníricos através de suas lentes, o que o levou a ser considerado o representante do surrealismo na fotografia. Mais de 200 trabalhos seus podem ser conferidos na mostra Manuel Álvarez Bravo: fotopoesia, em exibição no Instituto Moreira Sales (IMS), no Rio de Janeiro.

Nos anos 30, suas produções chamaram a atenção do fundador do movimento, o escritor André Breton, que lhe encomendou uma obra para estampar a capa do catálogo da exposição surrealista de 1941: La buena fama dormiendo, de 1938 – uma mulher seminua envolta em ataduras repousa sob o sol e tem a pele ameaçada por vegetais espinhosos. A inspiração para a foto veio do desmembramento do substantivo abrojos, que significa cacto em espanhol e, dividido, forma as palavras “abre” e “olhos”. Uma elaborada composição que remete ao método da associação livre de ideias, em voga na época com as teorias de Sigmund Freud.

Uma deterioração da parede atrás da modelo lembra os genitais femininos. Bravo afirmava inspirar-se nos artistas muralistas mexicanos: retratava a realidade em pequenos quadros, mostrando que sua percepção é imperfeita e pode adquirir múltiplos sentidos. Na fotografia La hija de los danzantes, de 1933 (foto), uma garota na ponta dos pés olha curiosa para um buraco em uma parede de desenhos geométricos, remetendo a uma Alice de Lewis Carroll em trajes típicos mexicanos – uma analogia com a própria obra, que convida a apreciar o inusitado.

Manuel Álvarez Bravo: fotopoesia. Instituto Moreira Sales (IMS). Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro. Terça a sexta, das 13h às 20h. Sábado e domingo, das 11h às 20h. Grátis. Informações: (21) 3284-7400. Até 26 de fevereiro.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/retratos_do_inconsciente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário