Emil Theodor Kocher(1841 - 1917)
Cirurgião suíço nascido em Berna e professor na universidade local, Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia (1909) por trabalhos sobre a fisiologia, patologia e avanços na cirurgia da glândula tireóide.
Filho de um engenheiro, fez todos os seus estudos básicos e secundários em Berna, onde obteve o doutorado na universidade local (1865) onde foi aluno de professores como Demme, Lücke, Billroth e Langenbeck. Seguiu Lücke para Estrasburgo como professor ordinário em cirurgia e tornou-se diretor da Universidade de Clínic Cirúrgica de Berna (1872), onde se dedicou especialmente à pesquisas em anatomia e em antissepsia de ferimentos, área em que publicou o famoso Vorlesungen über chirurgische Infektionshrankheiten (1892).
Outros trabalhos importantes foram Über Schusswunden (1880), Die Lehre von den Schusswunden durch Kleinkalibergeschosse (1895), Choledocho-Duodenostomia interna (1909), entre vários. Casou-se com Marie Witchi (1851-1921) e o casal teve três filhos, sendo que o mais velho, Albert (1872-1941), foi professor assistente de cirurgia e deu considerável suporte ao trabalho do pai . Morreu também na sua cidade natal, em Berna.
Muito mais sobre a biografia deste médico cientista que contribuiu para o entendimento do funcionamento da glândula tireóide e para a técnica da cirurgia de tireoidectomia pode ser conferida no site: http://www.salton.med.br/index.php?id_menu=premio&idioma=alemao&id_premio=5&title=1909:%20EMIL%20KOCHER
Fontes: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/Emil0The.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário