quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Admissões no Departamento de Emergência por cefaleia: por que elas ocorrem e o que podemos fazer quanto a isso?



Autores
: Ang SH, Chan YC, Mahadevan M.Department of Emergency Medicine, Changi General Hospital, Singapore.Publicação: Ann Acad Med Singapore. Novembro 2009.

Resumo:

Introdução:
Muitos pacientes se apresentam ao departamento da emergência (ED, sigla em inglês) com queixa de dor de cabeça e uma proporção significativa dessas visitas resultam em internações hospitalares. Este estudo analisa demografia, apresentação, abordagem, razões para a admissão, diagnósticos e resultados de pacientes internados com a queixa principal de dor de cabeça - para identificar possíveis formas de reduzir tais admissões.

Materiais e Métodos: Uma análise retrospectiva foi feita a partir dos registros médicos eletrônicos / resumos de alta de todos os pacientes adultos admitidos no ED da National University Hospital of Singapura durante um período de 1 ano a partir de Janeiro-dezembro de 2006, com o diagnóstico de cefaleias primárias ou cefaleias secundárias não relacionadas ao trauma, infecção intracraniana, lesão em massa, pressão intracraniana elevada ou grave doença sistêmica.

Resultados: 1276 pacientes adultos se apresentaram ao ED com cefaleias primárias ou cefaleias secundárias não relacionadas com doenças graves em 2006. Este número representou 2% dos atendimentos do ED no período. Duzentos e vinte e três pacientes foram admitido por várias razões - incerteza diagnóstica: 110 (49%), controle da dor: 73 (33%), pedido do paciente: 60 (27%) e outros: 4 (2%). Sessenta e seis por cento dos pacientes tinham imagens de tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM cabeça). Dezoito pacientes (8%) tiveram diagnósticos "potencialmente graves" (hemorragia intracraniana, metástase do cérebro , acidente vascular cerebral, meningite, cisticercose, osteomielite cervical, hidrocefalia, convulsões e hipertensão maligna).

Conclusão: Variadas estratégias voltadas para as diversas razões para a admissão, incluindo a formação do médico, o uso de protocolos de avaliação e de imagem para excluir patologia secundária, maior duração do tratamento e avaliação da ED, efetivo controle da dor e educação do paciente podem ajudar a reduzir internações por dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário