quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Obesidade provoca encolhimento do cérebro
Área diminuída é responsável pela tomada de decisões
Estudo realizado pela University School of Medicine, de Nova York, nos Estados Unidos, avaliou os efeitos da obesidade na estrutura física do cérebro. Segundo o estudo, pessoas obesas podem apresentar encolhimento do órgão. A pesquisa foi divulgada na revista científica NewScientist.
Ao realizar um exame de ressonância magnética em 63 pacientes, sendo 44 obesos e 19 magros, a equipe liderada pelo pesquisador Antonio Convit observou diferenças no tamanho do cérebro.
As pessoas obesas apresentaram mais água na amígdala, parte do cérebro responsável pelo comportamento alimentar, e um encolhimento na camada externa da parte frontal do cérebro, área envolvida no processamento cognitivo e tomada de decisões.
Com esse resultado, os pesquisadores concluíram que no cérebro dos pacientes obesos existem neurônios a menos ou eles estão encolhidos.
Já é sabido que a obesidade acelera o risco de outras doenças, como explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Ricardo Cohen.
- A obesidade é um fator de risco para diversas outras doenças, em especial o diabetes tipo 2 (resistência à insulina adquirida), que está ligada à disfunção cognitiva.
A doença, que está ligada a outras doenças degenerativas, como o diabetes, atinge 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 3,5 milhões de pessoas estão em estado de obesidade mórbida.
Fonte: R7.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário