sábado, 29 de janeiro de 2011

Realizar tarefas sob pressão sobrecarrega o sistema imunológico


Psicólogos da Universidade da Califórnia, em Irwine, nos Estados Unidos, descobriram que realizar tarefas sob pressão (principalmente com o medo do julgamento do que os outros possam pensar a nosso respeito), diminui a liberação de substâncias que evitam infecções. Esse estudo foi publicado na Psychological Science.

Para compreender melhor essa relação, pesquisadores coordenados pela psicóloga social Sally Dickerson pediram a um grupo de voluntários em busca de emprego que usassem apenas 5 minutos para preparar um pequeno discurso, onde deveriam esclarecer por que preenchiam perfeitamente as exigências do emprego ao qual haviam se candidatado. Em seguida, foram submetidos a um curto teste de matemática. Metade dos participantes resolveu as duas atividades com privacidade, enquanto o restante realizou as atividades sob o olhar crítico e atento de dois assistentes da coordenadora do experimento. Durante todo o período de teste, os pesquisadores aferiram a pressão arterial, a frequência cardíaca dos voluntários e, por fim , estes foram submetidos a exames de sangue.

Os participantes dos 2 grupos avaliaram o próprio grau de stress de forma semelhante. Mas quem teve que executar a tarefa sob a pressão do olhar do pesquisador produziu mais TNF-alfa, uma substância mensageira que participa de reações inflamatórias e regula a atividade de diversas células imunológicas. Além disso, os glicocorticóides, que inibem infecções, tiveram essa função prejudicada. Já o sistema imunológico daqueles que realizaram as provas sem serem observados manteve-se estável, apesar do stress inerente a situação.

Fonte: Cerebro-online.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário