sexta-feira, 8 de abril de 2011

NEURUECE na maior pesquisa sobre AVC do país


A Liga de Neurociências da UECE, em parceria com o Serviço de Neurologia e Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, realiza a maior pesquisa brasileira sobre a epidemiologia de pacientes vítimas de AVC.

A pesquisa é tida como a maior do país por conta do campo: a Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza é a maior unidade do Brasil, com 20 leitos. Inaugurada em outubro de 2009, são quase 1.000 pacientes atendidos, taxa de trombólise de aproximadamente 7% dos pacientes e índice de mortalidade inferior a 4%, o que demonstra afinidade com parâmetros internacionais.

Com previsão de término em junho de 2011, a pesquisa envolve quase 40.000 itens distintos, tendo um retrato do Acidente Vascular Cerebral no Ceará, que atende à epidemiologia brasileira e mantém as doenças cérebrovasculares como a principal causa de morte. No estado, a estimativa é de que a cada 25min algum cearense tenha AVC.

Além da pesquisa, a NEURUECE inicirá nos próximos meses o programa de educação em AVC para acompanhantes de pacientes internados. Valendo-se de um dos principais fatores de risco, ter AVC prévio é condição de forte risco a um novo evento. Assim, educar sobre as medidas de identificação, conduta e reabilitação são indispensáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário