domingo, 9 de setembro de 2012

Personalidades da História da Medicina: Biografia do Dr. Hans Berger.

Hans Berger (1873 - 1941)



Psiquiatra alemão nascido em Neuses, peóximo de Coburg, Thüringia, Germânia, conhecido como o pai da eletroencefalografia e o inventor do eletroencefalógrafo (1929).

Formado em medicina na Universidade de Jena (1893-1897), iniciou o desenvolvimento de suas atividades profissionais como assistente em psiquiatria clinica de Otto Binswanger (1852-1929), no Hospital Psiquiátrico de Alma. Tornou-se professor na Universidade de Jena (1919) ensinando psiquiatria.



Graças à sua obstinação, trabalhando na cidade de Jena, anunciou ao mundo científico e médico que era possível registrar as fracas correntes elétricas geradas no cérebro humano, sem a necessidade de abrir o crânio, e mostrá-las na forma de um registro em papel. Desde então a humanidade compreendeu que a atividade mental estava relacionada à atividade elétrica do cérebro.

A história dessa descoberta foi marcada por rivalidades, pesquisas feitas em segredo e descrédito de grande parte da comunidade científica. Mas o eletroencefalograma, passaria a ter grande relevância tanto na pesquisa básica quanto na clínica, tornando-se um instrumento de diagnóstico decisivo na identificação de tumores e distúrbios cerebrais. Professor emérito na universidade local (1938), morreu em Jena, Alemanha.

Mais sobre a biografia do Dr. Hans Berger pode ser conferido clicando aqui.


Fontes: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/HansBerg.html
http://www.faqs.org/health/bios/26/Hans-Berger.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário