domingo, 23 de outubro de 2011

Vídeo Ilustrativo sobre AVC.

O acidente vascular cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do aporte de oxigênio às células cerebrais adjacentes ao local do dano com consequente morte dessas células; começa abruptamente, sendo o deficit neurológico máximo no seu início, e podendo progredir ao longo do tempo.

O termo ataque isquêmico transitório (AIT) refere-se ao deficit neurológico transitório com duração de menos de 24 horas até total retorno à normalidade; quando o deficit dura além de 24 horas, com retorno ao normal é dito como um deficit neurológico isquêmico reversível (DNIR).

Podemos dividir o acidente vascular cerebral em duas categorias:

O acidente vascular isquêmico consiste na oclusão de um vaso sangüíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afetada, produzindo uma sintomatologia ou deficits característicos. Em torno de 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos.
No acidente vascular hemorrágico existe hemorragia (sangramento) local, com outros fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) cerebral, entre outros, levando a sinais nem sempre focais. Em torno de 20% dos acidentes vasculares cerebrais são hemorrágicos.

Sabe-se que o AVC é atualmente, uma das enfermidades que mais causam sequelas para os pacientes. Por causa disso, e por causa da necessidade de um atendimento rápido, é muito importante que, não apenas os profissionais de saúde, mas também a população leiga saibam identificar os sintomas e sinais característicos do AVC.
Segue abaixo um vídeo ilustrativo no qual o Dr. Dráusio Varela faz uma breve explicação da enfermidade e de como podemos identificá-la.



Fontes: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6

Nenhum comentário:

Postar um comentário