quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Processo de aprendizagem é intercalado por insights.
Atividade neural não procede de maneira contínua; variações podem levar a ideias geniais.
Todo dia deparamos com novos desafios cognitivos e temos de criar estratégias para superá-los. Na maior parte das vezes precisamos de elaboração para aprender. Em outras situações, porém, conseguimos resolver problemas espontânea e rapidamente – é o que muitos chamam de insight. Segundo artigo publicado na revista Neuron, qualquer processo de aprendizagem é intercalado por momentos repentinos de “iluminação”.
Pesquisadores do Canadá e da Alemanha monitoraram o cérebro de camundongos machos por meio de eletrodos. Observaram que, na maior parte do tempo, aprendiam por meio de tentativas e erros sucessivos, mas, em alguns momentos, a atividade neuronal não procedia de maneira contínua. Aliás, com frequência sofria bruscas variações, muitas vezes associadas às mudanças de estratégia. Segundo os autores, essas alterações nos padrões poderiam indicar ideias “geniais” – em outras palavras, aprendizado espontâneo dos roedores. Estudos precedentes haviam demonstrado que os insights ocorreriam no córtex pré-frontal, embora não esteja clara a dinâmica neural desse processo.
Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/processo_de_aprendizagem_e_intercalado_por_insights.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário