segunda-feira, 19 de abril de 2010

Samsung diz que grávidas, idosos e embriagados não devem ver TV em 3D




Nova aposta das fabricantes do setor para se expandir, o uso dos televisores 3D (terceira dimensão) não é para qualquer um. Pelo menos é o que afirma a empresa sul-coreana Samsung, uma das primeiras a fabricar o produto.

Em seu alerta de segurança sobre o aparelho, ela afirma que idosos, grávidas, pessoas que sofrem de condições médicas graves, com privação de sono ou que estão sob influência de álcool não devem utilizar a função 3D do televisor.

A Samsung diz que o uso do 3D pode provocar ataques epilépticos em algumas pessoas, além de labirintite, fadiga visual e perda de estabilidade postural.

Alguns videogames, como o PlayStation, também fazem alertas para risco de epilepsia.

Para a médica Célia Roesler, integrante do departamento de cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, a preocupação com os idosos é que eles podem ter dor de cabeça, aumento da fadiga visual, tontura e náuseas. No caso de mulheres grávidas, os problemas mais comuns são de perda de equilíbrio.

A especialista recomenda que as pessoas, ao terminarem de assistir a um programa em 3D, não se levantem imediatamente e façam um "exercício" que consiste em olhar "um pouco para perto, um pouco para longe, como uma forma de adaptar a visão ao real".

De acordo com Roesler, caso a pessoa sinta algum desconforto ao ver programas com a nova tecnologia, ela deve tirar os óculos e descansar a vista por cerca de dez minutos. Caso os problemas persistam, a instrução é que a pessoa pare imediatamente de ver TV e procure um médico.

A médica diz ainda que há relatos de pessoas que descobriram que tinham problemas como miopia e astigmatismo após assistirem a programas em 3D.



*Publicado em: 16/04/2010

*Site: http://noticias.bol.uol.com.br/folhaonline/dinheiro/2010/04/16/samsung-diz-que-gravidas-idosos-e-embriagados-nao-devem-ver-tv-em-3d.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário