sábado, 24 de abril de 2010

Vinho tinto pode proteger contra AVC


As sementes de uvas vermelhas ajudam a minimizar os danos causados por um derrame, segundo pesquisa feita pela Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos

Duas horas depois de alimentar ratos com uma modesta dose de resveratrol – polifenol encontrado nas sementes de uvas vermelhas -, cientistas da universidade induziram um derrame nos animais pela suspensão da passagem de sangue em seus cérebros. Com isso, descobriram que os animais que tinham ingerido o resveratrol sofreram significativamente menos danos no cérebro do que os que não tinham tomando o composto.

Segundo Sylvian Doré, professor de anestesiologia da Universidade, o estudo sugere que o resveratrol aumenta os níveis de uma enzima (heme oxigenase) já conhecida para proteger nervos das células do cérebro que sofreu dano. Quando acontece o derrame, o cérebro está pronto para se proteger por causa do nível elevado de enzimas.

Nos ratos que não têm a enzima, o estudo descobriu que o resveratrol não tem uma proteção efetiva e suas células cerebrais morreram depois do derrame.

“Nosso estudo aumenta a evidência de que o resveratrol pode potencialmente construir uma resistência no cérebro para casos de derrame”, afirma Doré.

Mas os pesquisadores alertam sobre o uso de suplementos de resveratrol disponíveis ao lado de vitaminas e minerais na internet promovendo benefícios, porque ainda não há clareza sobre seus benefícios. Até porque, segundo eles, vale lembrar que o vinho é uma bebida alcoólica, que se for ingerida com exagero, pode fazer mal a saúde.



Redação O Povo Online com informações do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário