sábado, 29 de maio de 2010

NEURUECE participa do IV Mutirão da Cefaléia


Em sua 4ª edição, comemorando o dia mundial de combate à cefaléia, o Serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza e a Liga de Neurociências da UECE organizaram, na manhã do dia 29 de maio, o Mutirão da Dor de Cabeça.

Foram mais de 150 pacientes encaminhados pela rede de assitência básica em saúde do Ceará para consulta com 10 profissionais do setor. De acordo com o Dr. João José Carvalho, chefe do serviço e orientador da NEURUECE, 93% da população sofrem com, pelo menos, uma dor de cabeça ao ano. Só em Fortaleza, há cerca de 5.000 pessoas necessitando de atendimento especializado em cefaléia. Dados apontam ainda que os portadores de cefaléia frequente apresentam perda média de 8 a 10 de trabalho, configurando uma doença de forte impacto social.

Os ligantes da NEURUECE ficaram responsáveis pelo contato incial com os pacientes, identificando-os, descrevendo a medicação utilizada, aferindo alguns sinais vitais e pontuando a Escala Midas, que avalia o impacto social que a cefaléia tem na vida de cada paciente.

Dor de cabeça ou cefaléia afeta a vida de milhares de pessoas no mundo inteiro. O neurologista João José de Carvalho, orientador da NEURUECE, afirma que 90% da população sofre pelo menos uma dor de cabeça a cada ano. As enxaquecas afetam principalmente as mulheres. A estimativa é de que entre 6 a 9 por cento dos homens sofrem com enxaquecas. Entre as mulheres o percentual é maior. De 16 a 25 por cento das mulheres com mais de 18 anos têm a vida prejudicada com as crises de enxaqueca

Abaixo, há os links das reportagens feitas durante o evento.

http://tvverdesmares.com.br/cetv1aedicao/mutirao-no-hospital-geral/

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=292007&modulo=178

Vídeos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário