segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Personalidades da História da Medicina: Biografia do Dr. Thomas Willis

Segue abaixo a biografia do Dr. Thomas Willis, que tanto contribuiu para a elucidação da anatomia do SNC.

Thomas Willis



Médico, anatomista e fisiologista inglês (1621-1675), foi professor Sedleiano de Filosofia Natural da Universidade de Oxford, de 1660- 75.

A sua carreira médica teve incício em Westminster (Londres), e depois, de 1660 até à sua morte, na Universidade de Oxford, onde foi titular da cátedra de Filosofia natural. Foi um dos pioneiros da pesquisa neuroanatómica.

Estudou a anatomia do sistema nervoso central e a circulação do sangue (Cerebri Anatome, 1664). Descreveu o "círculo de Willis", um complexo vascular na base do cérebro e descreveu sua função. Usou pela primeira vez o termo "ação reflexa". Foi autor ainda de Pathologiae Cerebri et Nervosi Generis Specimen, 1667 (Patologia do Cérebro e da Matéria Genérica Cerebral) e de De Anima Brutorum, 1672 (Sobre as Almas dos Animais).



Willis tentou aproximar a anatomia, fisiologia e química aos achados clínicos de patologia nervosa da época. Ele foi um membro da escola iatroquímica, que acreditava que a química era a base da função humana, ao invés da mecânica, como se acreditava na época.



Em relação à busca pelos correlatos cerebrais da mente, Willis ampliou os conceitos propostos pelo médico romano Galeno, que o cérebro o órgão responsável pela secreção dos "espíritos animais" (que se pensava originar na placa cribiforme, um osso na base do crânio, que fica cima da cavidade nasal). Willis propôs que o plexo coróide era o responsável pela absorção do fluido cerebroespinhal. Posteriormente, em De Anima Brutorum, ele proôs que o corpo estriado recebe toda a informação sensorial, enquanto que o corpo caloso seria associado com a imaginação e o córtex cerebram com a memória.


Fontes: http://www.cerebromente.org.br/n06/historia/willis.htm
http://www.library.otago.ac.nz/exhibitions/monro/cabinet1/inside4.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário