quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Simbologia do alimento.
É apresentada a seguir o sumário de um livro que se baseia em textos de Freud, Klein e Bion para analisar transtornos como anorexia, bulimia, inapetência e compulsão.
A obra Distúrbios alimentares – Uma contribuição da psicanálise traz 26 casos clínicos que abordam, da perspectiva psicanalítica, os transtornos da anorexia, da bulimia, da inapetência e da compulsão alimentar. Os textos são assinados por psicanalistas do Grupo de Estudos sobre Desvios Alimentares da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). A organizadora da obra, Cássia Aparecida Bruno, dividiu os trabalhos de acordo com a corrente teórica: Sigmund Freud, Melanie Klein e Wilfred Bion, naturalmente com acréscimos teóricos de cada um dos autores.
Este livro é o resultado do trabalho de um grupo de estudo que teve início no ano de 1999 com o nome Desvios Alimentares. Inicialmente foi um curso semanal, que resultou na apresentação em reunião científica na SBPSP de trabalhos escritos realizados por cada um dos membros do grupo, com comentários de Maria Olympia França, no final do ano de 1999. Esses trabalhos estão arquivados na Biblioteca da SBPSP.
No ano de 2000, com o grupo ampliado, optamos por um Grupo de Estudos sobre Compulsões e Desvios Alimentares, que vem atuando ao longo desses anos. Este livro é um dos produtos dessas reuniões mensais. Convidamos para participar do livro todos os colegas da SBPSP que têm estudado o tema ou que escreveram textos que orientam a abordagem deste tipo de caso, apresentamos agora o resultado ao leitor.
O livro esta ordenado de modo a apresentar não apenas textos mais abstratos e teóricos, que fundamentam a teoria subjacente à prática psicanalítica aqui apresentada, mas também textos diretamente relacionados à prática da Psicanálise.
Com essa sistemática pensamos atender tanto o público especialista em Psicanálise, que pode encontrar elementos para uma discussão das bases teóricas dessa específica abordagem, como também aqueles que buscam um foco mais clínico.
Fontes: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/simbologia_do_alimento.html e http://www.larpsi.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=4528
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário