terça-feira, 31 de maio de 2011

Pessoas que são privadas de sono tornam-se exageradamente otimistas.



Um estudo publicado na revista Neuroscience, examinou 29 voluntários adultos, com boa saúde e com idade média de 22 anos,a quem foi pedido que tomassem uma série de decisões de carater econômico após uma boa noite de sono.Posteriormente,voltaram a ser questionadas depois de uma noite sem dormir.

Os pesquisadores utilizaram a técnica de Imagem por Ressonância Magnética(IRM). Nas pessoas privadas de sono,os scanners mostraram uma atividade mais intensa nas partes do cérebro responsáveis pelas expectativas positivas,enquanto apresentaram uma atividade pequena nas partes que tratam de expectativas negativas.

"Os indivíduos privados de sono que participaram do estudo, tenderam a fazer escolhas com mais ênfase nos lucros monetários e menos nas opções que permitem reduzir as perdas", de acordo com o estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte e em Cingapura.

A cafeína, o ar fresco e o exercício,não são suficientes para combater os efeitos do cansaço, destaca um dos coautores da pesquisa, Vinod Venkatraman."As pessoas que jogam até as últimas horas do dia, não só contam com o azar das máquinas,mas também com seu próprio cérebro,que tem sono,e implicitamente,tem tendência a antecipar lucros e minimizar probabilidades de perdas",explica o especialista.

Fonte: Cerebro-online.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário