terça-feira, 8 de novembro de 2011

A primeira impressão é a que fica.



Informações negativas influenciam recordação de rostos.
O rosto de uma pessoa de quem ouvimos algo negativo se fixa mais facilmente em nossa mente. Isso é o que revela um estudo publicado na revista Science. A psicóloga Erika Siegel, da Universidade Northeastern, em Massachusetts, mostrou para voluntários, simultaneamente, duas imagens: fotografias de rostos – associados a frases negativas, positivas ou neutras – e de uma casa, ou seja, um estímulo neutro.

Os participantes, cujos movimentos oculares foram monitorados, observaram as faces relacionadas a termos negativos por mais tempo que aquelas sobre as quais foram ditas palavras positivas. Segundo Erika, quando não conhecemos uma pessoa, as informações que temos sobre ela são usadas para avaliá-la. Esse “julgamento cognitivo”, que privilegia as informações negativas, seria uma forma inconsciente de memorizarmos o rosto de um estranho potencialmente nocivo e de nos proteger contra ele.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/a_primeira_impressao_e_a_que_fica_informacoes_negativas_influenciam_recordacao_de_rostos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário