sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Akiyoshi Kitaoka - o mestre das ilusões ópticas















Observem bem as imagens mostradas: nelas, as figuras geométricas parecem mover-se; no entanto são estáticas. Trata-se, como é evidente, de uma mera ilusão de óptica. Existem muitos tipos de ilusões de óptica como estas, mas os efeitos ocasionados por este tipo de ilusão, ondulantes ou cintilantes, chegam até a provocar tonturas e mau-estar no observador.
O responsável é o japonês Akiyoshi Kitaoka, um professor de psicologia que há vários anos se dedica a estudar este tipo de efeitos.
Akiyoshi Kitaoka é um professor de Psicologia na Faculdade de Letras, Universidade Ritsumeikan , Kyoto , Japan. Ele nasceu em Kochi, Japão. Em 1984, ele recebeu um BSc do Departamento de Biologia , Universidade de Tsukuba , Tsukuba, no Japão, onde estudou psicologia animal (burrowing comportamento em ratos) e (no Tokyo Metropolitan Institute for Neuroscience) a atividade neuronal do córtex inferotemporal em macacos.

Depois de seu PhD, em 1991, do Instituto de Psicologia da Universidade de Tsukuba, especializou-se em percepção visual e ilusões visuais geométricas, usando cor, brilho, forma, em ilusões de movimento e outros fenômenos visuais como conclusão Gestalt e transparência perceptual, baseado em um concepção moderna de Psicologia Gestalt .

Ele se tornou conhecido através de sua ilusão cobras Rotação (veja abaixo).

Em 2006, ele recebeu o Prêmio de Ouro da Arte 9 L'ORÉAL e Ciência do concurso Color.

Em 2007, ele recebeu o Prêmio de Estudos Original da Sociedade Japonesa de Psicologia Cognitiva.

Em 2008, seus projetos foram a inspiração para o aclamado pela crítica avant-garde banda Animal Collective 's álbum Merriweather Post Pavilion , que contou com uma folha coberta ilusão de ótica .


As figuras são experiências visuais destinadas a testar uma dada teoria e exploram, no fundo, as limitações da nossa visão. São essas imperfeições que nos dão a sensação de um movimento inexistente, resultado de uma "anomalia" na visão periférica em relação à percepção da luz e da cor que ocorre na maioria dos indivíduos. Todavia, nem todos conseguem ver os efeitos esperados.

Na verdade, é a movimentação dos nossos olhos que faz as figuras se movimentarem. Os cientistas que estudam os mecanismos da visão demonstraram que a movimentação ilusória ativa áreas do cérebro semelhantes às acionadas ao deslocamento real.




Fontes: http://www2.uol.com.br/vivermente/multimidia/galeria_de_ilusoes.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Akiyoshi_Kitaoka

Nenhum comentário:

Postar um comentário