quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Crise de Enxaqueca pode Cursar com Perda de Sotaque




A Síndrome do Sotaque Estrangeiro(Foreign Accent Syndrome) é uma desordem neurológica que atinge pouquíssimas pessoas no mundo. Os dados mais recentes apontam para um número da ordem de 50 pessoas em todo mundo nos últimos 65 anos.
Sua manifestação principal é a mudança de sotaque, ocasionada geralmente por um processo enxaquecoso, derrame cerebral ou algum trauma, que danifica as regiões cerebrais relacionadas com a fala.
Os ouvintes acabam interpretando a fala do paciente como uma mudança de sotaque.
Não há uma cura para a Síndrome do Sotaque Estrangeiro.
A Síndrome foi obervada e descrita pela primeira vez pelo neurologista Monrad-Krohn no ano de 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, quando um caso foi descrito. Uma mulher norueguesa, após os ataques aéreos sobre a cidade de Oslo, apresentou lesão no hemisfério cerebral esquerdo, cursando com hemiplegia à direita, afasia de Broca e quadro convulsional ocasionados por trauma craniano. Ela continuava falando sua língua nativa normalmente, mas agora seu sotaque era alemão.
Embora as principais causas relacionadas com a Síndrome do Sotaque Estrangeiro seja de origem traumática, enxaquecosa ou por um AVC, existem relatos de caso que associam o início dos sintomas com psicose funcional (sem a presença de uma lesão cerebral ). Esses relatos apontam ainda que a manifestação da síndrome é diminuida com o uso de antipsicóticos.

Em geral, os pacientes que sofrem dessa síndrome relatam que a perda de identidade é o principal problema enfrentado. A mudança de sotaque ocasiona transtornos no cotidiano dos pacientes, que muitas vezes mostram-se difíceis de serem superados. Muitos relatam perda de emprego, dificuldade no relacionamento com os amigos, problemas na vida afetiva. Alguns recorrem a tratamentos com fonoaudiólogos na busca da maior aproximação de seu antigo sotaque, mas sem conseguir muitos benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário