sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer





Reconhecer quando leves lapsos de memória passam a ser patologia garante qualidade de vida aos idosos.
Em 1906, no 37º Encontro de Médicos de Sanatórios do Sudoeste Alemão, um neuropatologista da clínica psiquiátrica de Munique relatou o caso de uma mulher de 55 anos que, após perda progressiva de memória, morreu com demência. O especialista, Alois Alzheimer (1864-1915), ainda não sabia como chamar a “estranha doença do córtex cerebral” que acometera a paciente. Ele não imaginava que a patologia, posteriormente batizada com seu nome, se tornaria um dos problemas mais prementes do século 21. No Brasil, acredita-se que aproximadamente 1,2 milhão de pessoas tenham Alzheimer – número que deve dobrar nos próximos dez anos devido ao processo de envelhecimento populacional.


É comum os idosos terem dificuldades de lembrar determinados eventos. Se esses esquecimentos se mantêm estáveis ou pioram lentamente, os médicos os consideram sintomas normais do envelhecimento. Nesses casos, métodos de imageamento revelam pequena redução do volume cerebral e certa limitação das atividades do lobo frontal. No entanto, quando os problemas de memória e alterações anatômicas do cérebro aumentam rapidamente, é quase certo que o diagnóstico seja a doença de Alzheimer. Além de não lembrarem os acontecimentos passados, os pacientes têm dificuldades de memorizar novas informações. Os primeiros indícios geralmente revelam mais de uma função cognitiva afetada, como fala e concentração. Nos estágios mais avançados, todas elas costumam ficar comprometidas. Os exames de imagens mostram nítida diminuição do tamanho do hipocampo desses pacientes, bem como do córtex cingular posterior e do lobo temporoparietal. Na fase final da doença, as lesões comprometem também todo o córtex frontal.

Considerando o avanço crescente da patologia, em 21 de setembro de 1994, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer. Confira algumas das atividades planejadas para celebrar a data: http://www.abraz.com.br/noticia.php?id=3

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/dia_mundial_de_conscientizacao_do_alzheimer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário