quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Homens e mulheres são mais criativos juntos





Equipes formadas por pessoas de sexos diferentes produzem maior quantidade de soluções inovadoras.
Igualmente criativos separadamente, quando estão reunidos, representantes dos dois sexos chegam a soluções complementares – e mais inovadoras. Pelo menos foi o que demonstrou um estudo realizado pelos psicólogos S. Schruijer e I. Mostert, pesquisadores da Universidade de Tilburg, na Holanda. Em artigo publicado no periódico científico European Journal of Work and Organizational Psychology, eles demonstram, cientificamente, que a presença equilibrada de pessoas de ambos os gêneros em grupos favorece a ética e a criatividade.


Para chegar a essa conclusão, os cientistas pediram a homens e mulheres que participassem de um exercício de criatividade durante meia hora, em pequenos grupos de quatro pessoas. Havia um total de 15 equipes compostas por quatro homens, ou por quatro mulheres, ou ainda por duas pessoas de cada sexo. Os pesquisadores registraram o número de ideias geradas individualmente, as diferentes associações entre elas e os diversos ângulos dos quais os participantes do estudo lidavam com as tarefas.


Terminado o exercício, os voluntários preencheram questionários para avaliar o próprio grau de satisfação quanto à sua produção. De forma geral, todos os integrantes dos grupos mistos julgaram seu trabalho mais positivo, o que de fato foi constatado pelos psicólogos holandeses. Quando trabalham separados, homens e mulheres são igualmente criativos. Juntos, no entanto, produzem maior quantidade de ideias, ou seja, a criatividade aumenta, o que leva os pesquisadores a considerar a ideia de complementaridade, que favorece a sinergia e a descoberta de soluções mais inovadoras.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/homens_e_mulheres_sao_mais_criativos_juntos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário