quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cientistas publicam Atlas online do cérebro humano





Atlas documenta interação entre estrutura cerebral e sua bioquímica e mostra graficamente os genes trabalhando no cérebro humano
Cientistas patrocinados por Paul Allen, cofundador da Microsoft, publicaram um atlas computadorizado do cérebro humano. O projeto, de US$ 55 milhões, oferece o primeiro guia de pesquisa interativo da anatomia e dos genes que inspiram a mente.

Um projeto do Allen Institute for Brain Science (Instituto Allen para a Ciência do Cérebro), sediado em Seattle, nos Estados Unidos, o atlas online documenta a interação entre a estrutura cerebral e sua bioquímica, mostrando graficamente os genes trabalhando no cérebro humano. "Até agora, um mapa definitivo do cérebro humano neste nível de detalhamento simplesmente não existia", disse Allan Jones, executivo-chefe do instituto, que não tem fins lucrativos. "Pela primeira vez, geramos um mapa abrangente do cérebro que inclui a bioquímica oculta".

O instituto disponibilizou gratuitamente o atlas no endereço www.brain-map.org como uma fonte para cientistas que estudam doenças cerebrais, além de uma série de ferramentas de computador para ajudar a analisar os dados.

Avanços na capacidade de investigar o cérebro humano têm levado a um renascimento da neurociência nas últimas décadas. O novo atlas online é considerado significativo porque combina várias técnicas de imagem confiáveis em um arquivo tridimensional, que mapeia com precisão toda a anatomia, estrutura nervosa, características das células e uma exaustiva leitura da atividade dos genes.

"O Atlas de Allen nos diz onde o gene é ativado no cérebro e é por isso que é importante", disse o neurologista Jeffrey L. Noebels, que estuda epilepsia na Faculdade de Medicina Baylor, em Houston. "A localização onde esses genes estão ativos é o centro da compreensão de como as doenças cerebrais funcionam."

O atlas catalogou mil marcos anatômicos em cada um dos dois cérebros normais adultos, doados para pesquisa, em então ligou esses tecidos a milhares de genes que podem agir nas combinações complexas para o desenvolvimento e funções neurais normais. Cada gene foi atingido por duas ou três sondas de microarranjo para avaliar a sua atividade. O atlas abrange mais de 100 milhões de dados que medem com que força genes diferentes agem em cada marco.

Quando reuniram as imagens do cérebro e os dados genéticos, os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que, por esta medida neural, quaisquer duas pessoas são 94% parecidas. Além disso, descobriram que mais de 80% de todos os genes humanos conhecidos são ativados pelo trabalho do cérebro.

A primeira edição do atlas levou quatro anos para ficar pronta e seus rascunhos preliminares já se tornaram uma ferramenta de pesquisa para 4 mil cientistas, que o adotaram em suas investigações sobre a biologia cerebral. Ele foi construído com técnicas de computador que o Instituto Allen desenvolveu durante a criação de um atlas interativo do cérebro de um camundongo, lançado em 2006.

Cientistas descobrem maneira de mapear complexidade do cérebro

Ainda assim, o atlas do cérebro humano está longe da conclusão. Até agora, o arquivo online é exclusivamente masculino. Os pesquisadores esperam adicionar mais oito cérebros aos registros até o final do ano que vem, para descrever melhor as variações entre as pessoas. Os pesquisadores disseram que, quando concluído, os registros incluirão um ou mais cérebros femininos.


Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/cientistas+publicam+atlas+online+do+cerebro+humano/n1300058759791.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário