domingo, 29 de janeiro de 2012

Mais Uma Ilusão Interessante !

Dr. Bravo e Sra. Sorriso



Olhando de perto, você pode ver, na face da esquerda, um homem com raiva e, na face da direita, uma mulher com uma expressão facial neutra. Mas as faces podem mudar as expressões e até os gêneros! Se você semi-cerrar os olhos, desfocar a imagem ou piscar, um homem raivoso deverá sbstituir a face da mulher e a face da esquerda se "acalmará".

Esta ilusão impressionante, criada pelos Drs. Aude Oliva e Philippe G. Schyns, ilustra a capacidade do sistema visual de separar informações oriundas de diferentes canais de freqüências. Na imagem da direita, altas freqüências espaciais (AFE) representam uma mulher com uma expressão facial neutra, misturada com a informação, contida em baixas freqüências espaciais (BFE), relativa à face de um homem com raiva. Na esquerda, a face do homem com raiva é representada em detalhes finos enquanto a informação do rosto de mulher subjacente é feita apenas de traços desfocados ("blobs").

As face ambíguas acima, denominadas "faces híbridas", estão publicadas na revista Cognition, 69, 243-265, 1999, Editora Elsevier.

Olhe os diamantes da imagem, alguns são mais escuros que os demais? Parece que sim, que os de cima são especialmente mais escuros, mas isso não é verdade. Olhe bem para a imagem.




Isso se deve à maneira como estão colocados, todos os diamantes possuem a mesma cor, no entanto os de baixo parecem mais claros que os de cima. Isso é o interessante desta ilusão de ótica, te fazem ver algo que não é verdade

Fonte: http://sadato.hypermart.net/weblog/visao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário