domingo, 29 de janeiro de 2012

Síndromes Neurológicas Surpreendentes: I. A Síndrome de Capgras.




A síndrome de Capgras é caracterizada por uma convicção, por parte do doente, de que a sua esposa, outras pessoas, animais, objetos ou até ele mesmo, foram substituídos por cópias exatas, ou "impostores".

Ramachandram cita, por exemplo, um paciente que acreditava que o seu cão havia sido substituído por um outro idêntico; outra paciente era incapaz de reconhecer a sua própria imagem no espelho; outro, ainda, acreditava, todas as manhãs, que os seus tênis de corrida haviam sido trocados por réplicas exatas...

De acordo com o Dr. Matcheri Keshavan, Diretor Clínico do Center for the Neuroscience of Mental Disorders, de Pittsburgh, a explicação para essa estranha síndrome é a seguinte:
todos nós temos representações internas do mundo exterior, que incluem as outras pessoas e nós mesmos. Associados a essas representações existem sentimentos particulares. Quando disfunções em certas áreas do cérebro rompem as respostas emocionais a essas pessoas, animais ou objetos, a mente tenta encontrar uma explicação para o fato; a melhor explicação acaba sendo a de que aquele ser ou objeto é na verdade um impostor (ou uma réplica do original).

Essa é uma síndrome muito rara, mas é semelhante ao que ocorre por vezes em pessoas normais, com a sensação de "deja vu" ou "jamais vu". Também em sonhos muitas vezes vemos pessoas que conhecemos, mas elas "não parecem elas mesmas".

A síndrome de Capgras costuma ocorrer quando há lesão do lobo temporal direito.

Leia mais sobre a síndrome de Capgras clicando aqui.

Fontes: http://sadato.hypermart.net/weblog/neurologia/
http://www.post-gazette.com/pg/03266/224822.stm

Nenhum comentário:

Postar um comentário