terça-feira, 24 de julho de 2012

Personalidades da História da Medicina: Biografia do Dr. Antônio Damásio.

António Rosa Damásio (Lisboa, 25 de Fevereiro de 1944) é um médico neurologista, neurocientista português que trabalha nos estudo do cérebro e das emoções humanas.



Atualmente é professor de Neurociência na University of Southern California. Entre os anos de 1996-2005 Damásio trabalhou no hospital da University of Iowa.

Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde veio também a doutorar-se. Após uma estadia no Centro de Investigação da Aphasia de Boston (EUA), regressou ao Departamento de Neurologia do Hospital Universitário de Lisboa.

Publicou o seu primeiro livro: O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano assim como O Sentimento de Si (2001), eleito um dos dez livros do ano pelo New York Times. Também escreveu "Ao encontro de Espinosa". Recebeu, entre muitos outros prémios, o Prémio Pessoa e o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica em Junho de 2005. Em 2010 editou o seu mais recente livro "O Livro da Consciência"
Estudioso de neurobiologia do comportamento humano e investigador das áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta. Observou o comportamento em centenas de doentes com lesões no córtex pré-frontal, permitindo concluir que, embora a capacidade intelectual se mantivesse intacta, esses doentes apresentavam mudanças constantes do comportamento social e incapacidade de estabelecer e respeitar regras sociais.

Os seus estudos debruçam-se sobre a área designada por ciência cognitiva, e têm sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e da memória.

Em 2010 é distinguido com o prémio Honda, atribuído pela Honda Foundation, no valor de 80 mil euros, aproximadamente.

SEGUE ABAIXO UMA RESENHA DO LIVRO O ERRO DE DESCARTES, DO DR. ANTÔNIO DAMÁSIO.



Sinopse - O Erro de Descartes - Emoção, razão e o cérebro humano - António Damásio
Para pensar bem e tomar decisões corretas é preciso manter a cabeça fria e afastar todos os sentimentos e emoções. Certo? Errado. Neste livro surpreendente e polêmico, António Damásio, que dirige um dos principais centros de estudos neurológicos dos Estados Unidos, mostra como, na verdade, a ausência de emoção e sentimento pode destruir a racionalidade. Utilizando-se das mais recentes descobertas da neurobiologia, Damásio desafia os dualismos tradicionais do pensamento ocidental - mente e corpo, razão e sentimento, explicações biológicas e explicações culturais - para oferecer uma visão científica e integrada do ser humano e sugerir hipóteses inovadoras sobre o funcionamento do cérebro humano.
"Refinado observador de distúrbios psicológicos e neurológicos, António Damásio é também um pensador profundo que escreve com notável elegância. Em O erro de Descartes todos os seus talentos estão a serviço de uma fascinante exploração da biologia da razão e de sua dependência inseparável da emoção."

O Erro de Descartes - Emoção, razão e o cérebro humano - António Damásio

O LEITOR PODE CONFERIR CLICANDO AQUI UMA RESENHA MUITO INTERESSANTE PUBLICADA NO SCIELO SOBRE O LIVRO O ERRO DE DESCARTES.

PODE AINDA CLICAR AQUI E AQUI TAMBÉM PARA CONFERIR DUAS REPORTAGENS FEITAS PELA REVISTA SUPERINTERESSANTE SOBRE O DR. ANTÔNIO DAMÁSIO.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Dam%C3%A1sio
http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n2/a13v02n2.pdf
http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119388.shtml
http://www.bitpop.info/o-erro-de-descartes.html
http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_121115.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário