domingo, 1 de julho de 2012

SÍNDROME DE ASPERGER.


A Síndrome de Asperger é uma patologia relacionada ao autismo, que caracteriza-se principalmente por dificuldades de comunicação não-verbal e interesses e comportamentos repetitivos, geralmente comprometendo a qualidade das interações sociais dos seus portadores.



Pouco conhecida pela população em geral, ela tem recebido grande destaque na mídia norte-americana devido a participação de uma portadora da síndrome em um reality show visto por milhões de pessoas. Heather Kuzmich, estudante de 21 anos, tornou-se a participante mais popular da história do programa e chegou até a semi-final da edição atual.

A Síndrome de Asperger é o nome dado a um grupo de problemas que algumas crianças (e
adultos) têm quando tentam comunicar com outras pessoas.
Esta Síndrome foi identificada em 1944, mas só foi oficialmente reconhecido como critério de diagnóstico no DSM-IV em 1994. Como resultado, muitas crianças foram mal diagnosticadas com síndromes como Autismo, Perturbação Obsessivo – Compulsivo, etc.

Crianças com Síndrome de Asperger, podem ou não procurar uma interacção social, mas têm sempre dificuldades em interpretar e aprender as capacidades da interacção social e emocional com os outros.



O novo critério do DSM-IV para diagnóstico de SA, inclui a presença de:

Particularidades qualitativas na interacção social, envolvendo alguns ou todos de entre:

uso de peculiaridade no comportamento não-verbal para regular a interacção social;
falha no desenvolvimento de relações com pares da sua idade;
falta de interesse espontâneo em dividir experiências com outros;
falta de reciprocidade emocional e social.


Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades envolvendo:

preocupação com um ou mais padrões de interesse restritos e estereotipados;
inflexibilidade a rotinas e rituais não funcionais específicos;
maneirismos motores estereotipados ou repetitivos, ou preocupação com partes de
objectos.

A Síndrome de Asperger é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, "Prémio Nobel" de Economia de 2002).

Um dos primeiros usos do termo "síndrome de Asperger" foi por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).

Todo 18 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, data do nascimento de Hans Asperger, que deu nome à síndrome.

Caso o leitor queira ver um vídeo de um portador da Síndrome de Asperger falando de sua síndrome, pode clicar aqui e conferir. O site do Mundo Asperger é muito rico de informações, podendo ser usado como boa fonte de leitura.

Segue abaixo um link para a biografia de Hans Asperger. Boa leitura!



Fontes: http://www.blogonlinedoctor.com.br/index.php?cat=26&paged=9
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Asperger

Nenhum comentário:

Postar um comentário