terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Depressão em números.

Transtornos depressivos lideram as causas de internações psiquiátricas em São Paulo, à frente de dependência química e surtos psicóticos.



Sintomas de depressão e de transtornos de ansiedade lideram o atendimento de emergências psiquiátricas no maior pronto-socorro psiquiátrico de São Paulo, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI), na zona norte da capital paulista. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, do total de pacientes atendidos no serviço, 25% têm diagnóstico primário de depressão ou de transtorno de ansiedade. Problemas decorrentes da dependência química correspondem a 13% dos casos, os surtos psicóticos representam 12% e transtornos bipolares correspondem a 7%.

Para a gerente médica do PAI, Célia Gallo, o alto nível de estímulos estressores recebidos em uma metrópole como São Paulo estão diretamente relacionados à alta incidência de quadros de depressão e ansiedade, mas não podem ser tratados como causa principal, pois índices semelhantes são encontrados também no meio rural. Ela também ressalta que os dados do levantamento são apenas preliminares e que o uso de drogas pode ter influência indireta sobre um número muito maior de emergências. “Os números referem-se apenas às causas que levaram os pacientes ao pronto-socorro. Mas é provável que haja comorbidade dos sintomas depressivos e de ansiedade com o uso de substâncias químicas”, diz Célia. Dos 20,7 mil pacientes atendidos pelo PAI em 2010, 51% estavam em idade produtiva e tinham entre 19 e 40 anos.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/depressao_em_numeros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário