quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pessoas que foram cegas têm que aprender a associar estímulos.



Estudo sugere que a ligação entre percepção tátil e visual não é inata, mas pode ser rapidamente aprendida.

Os avanços científicos já permitem que em alguns casos uma pessoa cega de nascença possa enxergar novamente. O cérebro delas, no entanto, precisa ser “educado” para voltar a ver e assim relacionar experiências até então apenas táteis a estímulos visuais. É o que relata uma equipe de pesquisadores coordenada pelo psicólogo Richard Held, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).


Durante a pesquisa, cinco crianças e adolescentes de 8 a 17 anos que nasceram com catarata ou opacidade completa da córnea em ambos os olhos – o que as impedia de diferenciar claro e escuro – e que após cirurgia passaram a enxergar deveriam tatear uma peça de um jogo de encaixar para, em seguida, identificá-la à distância, entre outros objetos semelhantes. Apesar de a visão dos participantes ter sido recuperada, inicialmente todos tiveram dificuldade em realizar a tarefa. Somente após repetirem o experimento por cinco dias foram capazes de reconhecer visualmente o objeto sentido antes com as mãos. Esses resultados sugerem que a associação entre percepção tátil e visual não é inata, mas pode ser rapidamente aprendida, de forma que um sentido influencie o processamento de outro.

Caso o leitor queira se aprofundar mais no mecanismo da cegueira, pode conferir o seguinte site que trás de forma bastante resumida os mecanismos.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/pessoas_que_ja_foram_cegas_precisam_aprender_a_associar_estimulos_visuais_aos_tateis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário