terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Estimulação não-invasiva do cérebro pode melhorar a deglutição após AVC.



Os doentes com AVC que receberam a estimulação elétrica cerebral associada a exercícios de deglutição apresentou maior melhora na capacidade de deglutição do que os pacientes que não receberam este estímulo, de acordo com um estudo piloto relatou em curso: Jornal da Associação Americana do Coração .

Dificuldade em engolir, conhecidos como disfagia, é uma complicação comum e grave derrame. Ela pode levar à aspiração, quando o alimento ou matéria estranha acidentalmente entra nos pulmões causando pneumonia. Aspiração e pneumonia aspirativa são complicações comuns após o curso e pode ser mortal. A estimulação cerebral não-invasiva utilizada neste estudo (Direct Estimulação Transcraniana atual, ou ETCC) usa uma corrente elétrica fraca. É transmitida por meio de eletrodos colocados no couro cabeludo, para aumentar a atividade em áreas específicas do cérebro.

Os pesquisadores observaram: Pacientes que receberam a estimulação do cérebro aumenta a sua capacidade de engolir por mais de 2,5 pontos em uma escala de sete pontos em engolir, em comparação com pouco mais de um ponto entre os que não receberam o tratamento. Isto foi estatisticamente significante, portanto, não era provavelmente devido ao acaso. Em geral, a capacidade de engolir melhorou pelo menos dois pontos em 86 por cento dos pacientes que receberam a estimulação, e em 43 por cento daqueles que não fizeram.

Embora esses percentuais mostraram uma tendência de melhora, não atingiu significância estatística, provavelmente devido ao tamanho pequeno estudo. "Mais estudos são necessários para refinar essa intervenção promissora, explorando os efeitos dos parâmetros de estimulação, a freqüência de estimulação, eo tempo da intervenção para melhorar as funções de deglutição em pacientes disfágicos tempos", os pesquisadores observaram. O estudo envolveu 14 pacientes recrutados a partir do centro de internação curso no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston. Todos os pacientes haviam sofrido um acidente vascular cerebral isquêmico nos últimos 1-7 dias. Os participantes foram randomizados para que alguns receberam ETCC para as regiões do cérebro que controlam a deglutição, enquanto outros receberam "estimulação sham".

Aqueles que recebem estimulação sham foram preparados como se estivessem indo receber ETCC, mas não o fez. Os autores são: Sandeep Kumar, MD; Cynthia W. Wagner, MS, CCC-SLP; Frayne Colleen, MS, CCC-SLP, Zhu Lin, BS; Selim Magdy, MD, Ph.D.; Feng Wuwei, MD, MS; e Gottfried Schlaug, MD, Ph.D. Os Institutos Nacionais de Saúde eo Centro de Integração de Medicina e Tecnologia Inovadora financiou o estudo.

Fonte: http://neurocurso.com/neuronews/1175-nao-invasiva-de-estimulacao-do-cerebro-pode-melhorar-a-degluticao-apos-avc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário