segunda-feira, 28 de maio de 2012

Abelhas Podem Reconhecer Faces Humanas.

Você acha que todas as abelhas são iguais? Bom, para as abelhas, você não é igual a todos os outros humanos!



Um novo estudo demonstrou que as abelhas, que têm apenas 0,01% dos neurônios de um humano, são capazes de reconhecer faces.
Os humanos utilizam uma área muito especializada do cérebro, o giro fusiforme, para reconhecer faces. Mas será que animais sem um cérebro tão complexo podem fazer a mesma coisa?

Baseado na capacidade interessante das abelhas de distinguir entre diferentes flores, o cientista especializado em visão, Adrian Dyer da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, decidiu pendurar quatro diferentes faces de humanos na parede. Recompensando as abelhas com solução açucarada, eles demonstraram que os insetos repetidamente voavam em direção a uma face-alvo, mesmo quando a localização desta era modificada. Os acertos eram de 90%.



Quando a recompensa era retirada, as abelhas continuavam voando em direção à face-alvo, mostrando que haviam adquirido uma memória daquela face.

Este estudo foi publicado na edição de 2 dezembro de 2005 do Journal of Experimental Biology.

Para o cientista Michael Tarr, da Brown University em Rhode Island, Providence, essa tarefa de reconhecimento de faces deve ser bastante diferente da realizada pelos humanos; para ele, as abelhas apenas distinguem padrões diferentes, e ele suspeita que se os pesquisadores tivessem utilizado batatas teriam obtido o mesmo resultado. Segundo ele, “para as abelhas, nossas faces não passam de flores muito esquisitas”.

Fonte: http://sadato.hypermart.net/weblog/2005/12/

Nenhum comentário:

Postar um comentário