segunda-feira, 28 de maio de 2012

"Estudo indica que o bilinguismo atrasa em até 5 anos a aparicão de sintomas do Alzheimer."

Um estudo realizado por cientistas do Instituto de Pesquisa Rotman, de Toronto, e publicado na última edição da revista médica "Neurology", indica que o bilinguismo pode ajudar a atrasar em até 5 anos a aparição dos sintomas de Alzheimer,o que confirmaria pesquisas anteriores.



Os pesquisadores recompilaram dados de 211 pacientes diagnosticados com provável Mal de Alzheimer, dos quais 1o2 eram bilingues e os 109 restantes falavam apenas um idioma.

"Averiguamos que os pacientes bilingues foram diagnosticados 4,3 anos mais tarde e que registraram a aparição de sintomas 5,1 anos depois que os pacientes com um só idioma", assinalaram os pesquisadores.

Os dois grupos foram equivalentes em termos de níveis cognitivos e de ocupação,mas os pacientes com um só idioma,em geral receberam mais educação formal. Os cientistas também determinaram que não havia diferenças entre os pacientes de diferentes sexos.
Após a análise da informação recompilada,os pesquisadores assinalaram que os dados "confirmaram resultados de um estudo prévio e, portanto, concluímos que uma vida de bilinguismo protege contra a aparição do Alzheimer".

O estudo mostra que o bilinguismo não previne a aparição do Alzheimer,mas parece compensar parcialmente a perda de capacidades cerebrais causadas pela doença.

"O bilinguismo parece contribuir para a reserva cognitiva, que atua compensando os efeitos da neuropatologia acumulada",explicaram os pesquisadores.

Fonte: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/linguagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário