domingo, 27 de maio de 2012

"Informações sobre o AVC. Lembre-se tempo perdido é cérebro perdido."

Popularmente conhecido como "Derrame", o Acidente Vascular Cerebral(AVC) é a doença responsável pela maioria das mortes no país, segundo dados do Ministério da Saúde.







A falta de informação, tanto por parte da família, quanto pelo próprio paciente, pode ser a inimiga número 1 do diagnóstico e tratamento da doença, já que quanto antes o paciente começar o tratamento, mais chance tem de sobreviver e viver melhor.
Na maioria dos casos, o AVC atinge idosos, hipertensos, cardíacos, diabéticos, fumantes, alcoólatras e pessoas obesas e sedentárias, quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado. Isso ocasiona a perda súbita da função neurológica, o que provoca lesões cerebrais que podem deixar sequelas.

O AVC pode ocorrer a qualquer hora, durante qualquer atividade ou até mesmo durante o sono. Por isso é importante ficar atento quanto aos sintomas, que são a perda da força ou formigamento de um lado do corpo, dificuldade para falar ou compreender, alteração da visão e no equilíbrio, ou dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Se você estiver suspeitando do quadro, faça o seguinte teste:
1) peça para a pessoa dar um sorriso, se um dos lados da boca não sorrir, pode ser um sinal de AVC.
2) peça para a pessoa levantar os braços, se um deles cair, também pode ser um sinal de AVC.
3) peça para que a pessoa fale uma frase, por exemplo, o Brasil é o país do futebol, se ela tiver dificuldade de falar, também pode ser um sinal de AVC.

Se você ou alguém que conhece, estiver com um destes sintomas, não espere melhorar! Corra! Cada segundo é importante!

Fonte: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/les%C3%A3o%20cerebral

Nenhum comentário:

Postar um comentário