domingo, 20 de maio de 2012

Israelenses criam aparelho que pode reduzir perdas cognitivas do Alzheimer.

Travesseiro com eletrodos estimula áreas cerebrais relacionadas ao planejamento, ao aprendizado e à memória.



Pesquisadores do laboratório israelense Neuronix desenvolveram um dispositivo de estimulação eletromagnética que ativa as regiões neurais prejudicadas pela progressão do Alzheimer, o tipo de demência mais comum entre idosos. A tecnologia não invasiva NeuroAD, apresentada em julho na Conferência Anual de Doença de Alzheimer, em Paris, consiste em uma poltrona com travesseiro equipado com eletrodos que são ligados ao crânio.





O dispositivo é baseado em uma tecnologia cuja patente ainda não foi aprovada, denominada estimulação cortical não invasiva (NICE, sigla em inglês). Segundo o diretor da Neuronix, Eyal Baror, o NeuroAD visa aumentar a potenciação de longa duração (LTP, sigla em inglês) – isto é, tornar transmissão de mensagens entre as células neurais mais eficiente – em regiões associadas ao aprendizado e ao armazenamento de informações, habilidades cujo declínio é mais nítido. “O ideal é aplicá-lo no paciente antes de fazer exercícios de memória e de linguagem, de modo a ter melhores resultados”, diz.





O aparelho ainda está em fase de testes no Assaf Harofeh Medical Center, em Israel. De acordo com o neurologista José Rabey, voluntários submetidos ao procedimento durante poucas semanas mostraram melhora de sintomas superior à de pacientes sob tratamento com medicamentos, “o que não quer dizer que ele não possa ser usado junto com remédios para reduzir ou retardar o declínio de habilidades cognitivas em pessoas no estado inicial da doença”, explica. O dispositivo é o primeiro do gênero, e não há previsão de quando será colocado no mercado. Novas pesquisas estão em andamento no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, ligado à Harvard University.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/israelenses_criam_aparelho_que_pode_reduzir_perdas_cognitivas_do_alzheimer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário