terça-feira, 1 de maio de 2012

Elefantes solucionam problemas em dupla.

Paquidermes reconhecem quando não podem conseguir comida sozinhos e elaboram estratégias com companheiro.


Os elefantes estão entre os mamíferos mais inteligentes, ao lado de primatas e golfinhos. Eles reconhecem sua própria imagem no espelho, demonstram sinais de sofrimento com a morte de companheiros de manada e, segundo pesquisa feita pela Universidade Emory, na Geórgia, nos Estados Unidos, são capazes de se organizar em duplas, cooperando mutuamente para que ambos obtenham comida.


No estudo, o pesquisador Joshua Plotnik usou uma mesa com guloseimas, uma corda e 12 paquidermes asiáticos domesticados do Centro de Conservação de Elefantes, na Tailândia. Os animais estavam em uma área cercada e, para alcançar os alimentos do lado de fora, deveriam puxar a corda que havia sido previamente enrolada na mesa. A tarefa, porém, não era tão simples quanto parecia: a corda estava com as duas pontas soltas e, para que a operação fosse bem-sucedida, era necessário que cada elefante segurasse e puxasse um dos lados, simultaneamente.


O experimento, feito em dois dias com diferentes pares, mostrou que os animais sabem mesmo trabalhar em equipe: das dez duplas testadas, oito colaboraram entre si com sucesso. Em um caso específico, um elefante simplesmente colocou a pata sobre a corda, fazendo peso nela – em vez de puxar com a tromba como os outros fizeram –, e aguardou o companheiro puxar a mesa para perto deles. Em seguida, quando as guloseimas estavam ao alcance, os dois se alimentaram. Para verificar se eles realmente tinham entendido a tarefa, os pesquisadores retiraram um dos animais do cercado por algum tempo, colocando-o ali novamente mais tarde. Em mais de 80% dos casos o elefante solitário esperou pacientemente pela volta do “colega”– e sem tentar pegar a comida sozinho.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/elefantes_solucionam_problemas_em_dupla.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário