sexta-feira, 18 de maio de 2012

"O prazer de presentear do ponto de vista neuropsicológico."



O fato de receber um presente e ficar feliz, é fácil de entender: ele é sinal de que você é querido e ainda ganha o presente propriamente dito, uma novidade interessante, coisa que todo cérebro adora.

Mas porque dar o presente também é tão bom?

Pela lógica racional, dar um presente custa tempo e dinheiro, e não nos traz nenhum benefício direto.
Mas será mesmo?

A neurociência hoje, tem uma visão diferente. Presentear traz benefícios ao cérebro, e de várias formas.
A primeira recompensa para quem presenteia é o sorriso no rosto de quem recebe o pacote.

O cérebro registra o sorriso do outro ativando o córtex orbito-frontal. Como essa parte do cérebro lida com o valor positivo dos acontecimentos, a beleza do sorriso do outro, sobretudo se ele acontece por nossa causa, já é um prazer e tanto.

Segundo benefício: ao ver o sorriso no rosto da pessoa presenteada, o nosso cérebro nos faz sorrir também, pois isso aciona neurônios espelho no córtex pré-motor, que por imitação, colocam um sorriso em nosso rosto também.

Junto com o sorriso vem uma série de mudanças no corpo, também provocadas pelo cérebro. Nos sentimos mais feliz, mais leve e melhor.

Entretanto, o mais importante é que já começamos a nos sentir bem, muito antes de entregar o presente. A simples decisão hoje de fazer o bem amanhã, já basta para ativar o sistema de recompensa e também o córtex orbito-frontal. Essa ativação antecipada nos dá prazer, mesmo que fazer o bem tenha um custo em dinheiro e tempo.
Veja que mágico!!

Meu cérebro poderia não ligar a mínima para a possibilidade de fazer o bem aos outros, mas ele liga! E com isso todos ganham: quem dá e quem recebe!

Fonte: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/Neur%C3%B4nio%20espelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário