segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cicatrizes da Infância Que Nunca Desaparecem.




Há muito tempo que os neurocientistas suspeitam que maus-tratos ou abandono na infância poderiam modificar permanentemente o cérebro infantil, fazendo com que essas crianças se tornem adultos mais ansiosos e depressivos, menos aptos a lidar com o estresse, ou mesmo incapazes de formar laços afetivos com outras pessoas. Entretanto, poucas evidências biológicas dessas interações estão disponíveis. Agora um grupo de pesquisadores publicou um trabalho mostrando que crianças que iniciaram suas vidas como órfãos abandonados apresentam deficiências duradouras nos níveis de hormônios associados às ligações sociais.

Os hormônios desempenham um importante papel em nossas relações com outros indivíduos. Os níveis de oxitocina aumentam durante interações físicas com entes queridos e a vasopressina está relacionada ao reconhecimento de pessoas familiares. Sempre foi difícil estudar esses hormônios em crianças, entretanto, pois eles tinham que ser analisados em amostras de líquor ou sangue.
O psicólogo Seth Pollak da Universidade de Winsconsin, Madison, U.S.A., e seus colegas, conseguiram finalmente medir a oxitocina na urina. Esando esta técnica, eles descreveram na edição online de 21 de Novembro de 2005 dos Proceedings of the National Academy of Sciences, um estudo com 18 crianças de aproximadamente 4 anos de idade que haviam passado uma média de 16 meses em orfanatos antes de serem adotadas. Os pesquisadores compararam este grupo com 21 crianças criadas pelos pais biológicos. Ambos os grupos participaram de duas situações: numa delas, a criança jogava um jogo no computador enquanto interagia calmamente com sua mãe por 30 minutos; na outram a criança fazia o mesmo com uma mulher estranha.

As crianças criadas pelos pais biológicos mostraram um aumento dos níveis de oxitocina após contato com a mãe mas não com a mulher estranha; os ex-órfãos, entretanto, não mostraram alterações nos níveis de oxitocina em nenhuma das situações. A oxitocina normalmente diminui o estresse. Os ex-órfãos também tiveram menores níveis de vasopressina em ambas as situações, o que pode explicar a sua dificuldade em fazer novos amigos.

Fonte: http://sadato.hypermart.net/weblog/2005/12/

Nenhum comentário:

Postar um comentário