terça-feira, 1 de maio de 2012

"Existem diferencas na região cerebral da "forca de vontade",nas pessoas que conseguem parar de fumar."


Por que algumas pessoas conseguem desistir do vício do fumo, enquanto outras tem grande dificuldade em atingir este objetivo?

Pesquisadores da Faculdade Trinity e do Instituto de Pesquisa por uma Sociedade livre do tabaco,motivados por esta questão,observaram as atividades dos cérebros de voluntários para saber as diferenças que poderiam levar a um melhor entendimento sobre esta constatação.

O estudo foi realizado através da investigação de imagens de ressonância magnética para avaliar habilidades cognitivas que são consideradas importantes para o processo que leva alguém a parar de fumar. Entre as atividades desempenhadas pelos voluntários estava uma tarefa de inibição, para avaliar o controle do impulso e a habilidade de monitorar o comportamento, e uma tarefa de atenção que avalia a habilidade de evitar distrações de imagens relacionadas ao ato de fumar, que geralmente conseguem chamar automaticamente a atenção dos fumantes.

Analisando as imagens, os pesquisadores descobriram que os fumantes,se comparados com aqueles que nunca fumaram,demonstraram uma funcionalidade reduzida durante as tarefas nas regiões pré-frontais do cérebro,que é relacionada ao controle comportamental. Os fumantes também demonstraram uma atividade elevada na região do subcórtex,como no núcleo accumbens, que responde a estímulos de recompensa e salienta o estímulo provocado pela nicotina.

Por outro lado, os ex-fumantes não demonstraram a mesma atividade no sub córtex,mas sim nos lobos frontais, que são ligados ao controle comportamental. Além disso,eles apresentaram níveis de atividade maiores nas regiões pré-frontais.

Isso quer dizer que a região responsável pelo que pode ser chamado "forca de vontade"tem maior atividade naquelas pessoas que pararam de fumar, o que levou os pesquisadores a relacionarem esta atividade com a capacidade do fumante em parar ou não o vício.

Fonte: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/resson%C3%A2ncia%20magn%C3%A9tica

Nenhum comentário:

Postar um comentário