sábado, 21 de abril de 2012

Aprendendo a ver: o cérebro pode ser treinado para perceber estímulos invisíveis".

Embora sempre consideramos que somos capazes de ver tudo, o que está em nosso campo de visão, nosso cérebro na verdade seleciona os estímulos que chegarão à nossa consciência. Mas há uma forma de lidar com isso. Um novo estudo revela que nossos cérebros podem ser treinados para ver, conscientemente estímulos que normalmente seriam invisíveis, aqueles que, mesmo sendo captados pelo olho, não chegam à nossa consciência.




O estudo será publicado no próximo exemplar do "Journal of Vision".
O pesquisador Caspar Schuredrzik do Instituto Max Planck de Pesquisas do Cérebro (Alemanha), afirma que o cérebro é um órgão que se adapta continuamente ao meio ambiente, podendo ser treinado para aprimorar a percepção visual.

A capacidade de treinar o cérebro para ver de forma consciente poderá ajudar as pessoas cujo córtex visual primário tenha sido danificado por um derrame ou por um acidente, um problema neurológico conhecido como "visão cega".

Em 2008, pesquisadores da Haward Medical School demonstraram que uma pessoa com "visão cega" pode andar corretamente em uma sala cheia de obstáculos ainda que ela não seja capaz de ver conscientemente esses obstáculos.

Schuredrzik afirma que sua pesquisa poderá ajudar os pacientes com "visão cega" a ganhar consciência daquilo que suas mentes podem de fato ver.

Fonte: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/vis%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário