quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dona de casa enlouquece e cria fantasia de família perfeita.

Tragicomédia retrata como o desejo frustrado pode se manifestar por meio da criação de uma realidade paralela.





Susan tem um casamento estável e vive com conforto. Acredita que é feliz e reluta em aceitar que o marido e o filho pouco se importam com ela. Ela passa a fantasiar uma família imaginária privilegiada com beleza e delicadeza que reconhece seu valor como mulher e mãe. Aos poucos, ela começa a perder o controle sobre suas elucubrações.

Isso é o que ela pensa, tragicomédia escrita pelo dramaturgo britânico Alan Ayckbourn, retrata como o desejo frustrado pode se manifestar por meio da criação de uma realidade paralela. Imaginando seres perfeitos, Susan foge da dor de reconhecer que sua vida não corresponde ao que idealizava para si.

As fantasias da protagonista se iniciam depois que ela tropeça em uma pedra em seu jardim – uma oportuna metáfora de suas expectativas que caem por terra. Ao criar uma história que se passa dentro da cabeça de uma mulher, Ayckbourn critica o imaginário social em torno do casamento e da maternidade.





Outros autores, inclusive brasileiros, fazem uso da narrativa familiar para expressarem o que o momento da epifania pode ocasionar na mudança de ponto de vista dos personagens sobre seu olhar para o mundo e, principalmente, sobre o seu mundo particular.

Clarice Lispector soube muito bem demonstrar o quanto a epifania pode estar presente no cotidiano das pessoas a partir de momentos comuns. O livro Laços de Família reúne uma serie de historias que retratam o desenrolar psíquico dos personagens a partir de reflexões sobre o universo familiar e sobre o seu papel social.

Recomendamos aos leitores que conheçam mais a respeito, tanto da tragicomédia escrita por Alan Ayckbourn quanto da obra de Clarice Lispector. Segue ainda links que o leitor pode acessar para conhecer mais a respeito do livro Laços de Família, clicando aqui, e aqui.

Podem ser lidos abaixo os contos Amor, Uma Galinha e Os Laços de Família.


Fontes: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/dona_de_casa_enlouquece_e_cria_fantasia_de_familia_perfeita.html
http://www.leituracritica.com.br/apoioprof/aprecia/027lacosfamilia.asp
http://www.algosobre.com.br/resumos-literarios/lacos-de-familia.html
http://www.releituras.com/clispector_amor.asp
http://www.releituras.com/clispector_galinha.asp
http://www.releituras.com/clispector_lacos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário