sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Cafeína e alucinações"



Um estudo realizado por pesquisadores de Durham University revelou que as pessoas que consomem café e outros produtos cafeinados apresentam uma tendência maior as chances de ouvir vozes, sentir cheiros e enxergar coisas de ouvir vozes, sentir cheiros e enxergar coisas que não existem.

Os pesquisadores explicam, no entanto, que essa relação provavelmente relacionada ao aumento dos níveis do hormônio cortisol e esclarecem que essas alucinações não são necessariamente, sinais de doenças mentais como comportamento psicótico ou esquizofrenia. De qualquer forma, recomenda-se que o consumo de café não ultrapasse 400mg. por dia para adultos exceto para as grávidas, entre as quais o consumo não deve ser maior que 200mg.

Pesquisadores descobriram que estudantes que consumiam mais do que o equivalente a sete xícaras de café instantâneo por dia tinham o triplo de probabilidade de sofrer alucinação, em comparação a pessoas que tomavam só uma xícara.

"Esse é o primeiro passo no sentido de examinar os fatores mais amplos associados às alucinações", disse Simon Jones, psicólogo da Universidade Durhan, da Grã-Bretanha, que coordenou o estudo publicado na revista Personality and Individual Differences.

As conclusões também se somam aos indícios de que a quantidade diária de cafeína ingerida pode afetar a saúde da pessoa.

Recentes estudos sugerem que a cafeína pode reduzir o risco de câncer no ovário, embora outras pesquisas digam que o excesso de café duplica o risco de aborto.

Atualmente, vítimas de alucinações são tratadas com remédios e terapia, mas Jones disse que a pesquisa sugere que alterações na dieta também seriam proveitosas.

"Até onde eu sei, é a primeira vez que a cafeína e as alucinações são examinadas (em conjunto)", disse Jones por telefone.

Ele e seus colegas perguntaram a 200 estudantes sobre o seu consumo habitual de café, chá, energéticos e outros produtos com cafeína. Também avaliaram o estresse de cada um.

Os alunos que consumiam mais cafeína tinham mais propensão a relatar alucinações, segundo os pesquisadores.

O cortisol (hormônio ligado ao estresse) pode explicar a vinculação, segundo Jones. Os pesquisadores sabem que o organismo libera mais hormônio depois do consumo de cafeína, e essa "dose" extra pode estimular as alucinações.

Não houve avaliações sobre o sono dos envolvidos. O próximo passo é determinar se a cafeína realmente causa as alucinações, ou se as pessoas simplesmente consomem mais café quando estão estressadas, disse Jones.

"Pode ser que os que têm mais alucinações tenham maiores níveis de preocupação e ansiedade, e isso os leva a consumir mais cafeína", explicou.

Fontes: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/alucina%C3%A7%C3%B5es
http://domtotal.com.br/noticias/detalhes.php?notId=61007

Nenhum comentário:

Postar um comentário