quinta-feira, 12 de abril de 2012

"O que é Anosognosia?"

"Paralisado, eu? Doutor do que está falando?" Quando um paciente vítima de um derrame, protesta, apesar da óbvia paralisia de algum membro, o diagnóstico quase sempre é anosognosia.




Estas vítimas não movem ou o fazem com dificuldade, certos membros devido à lesão nos centros motores cerebrais, mas não tem consciência de sua deficiência. Se alguém as alerta sobre o fato, elas muitas vezes acham que não é o seu braço que está inerte, pendurado ao lado do corpo.

A neuropsicóloga Anna Berti, da Universidade de Turin, estudou a origem neuronal da síndrome. Como já se sabe há tempos, ela surge em lesões no hemisfério cerebral direito. Este não apenas guia o lado esquerdo do corpo, mas também nossa percepção espacial.

Berti e seus colegas compararam o imageamento cerebral de 30 pacientes paralisados- 17 deles negavam qualquer incapacidade corporal. Suas lesões cerebrais, muitas vezes se adicionavam àquelas de pacientes que sofriam "apenas", de distúrbio de atenção, mas atingiam mais intensamente as áreas pré-motoras. Essas áreas, acredita Berti, continuam gerando sinais motores subliminares que dão ao paciente a ilusão de um sistema motor em funcionamento. Por sorte, a anosognosia logo se dissipa: como se o cérebro percebesse sozinho que alguma coisa não está certa.

O termo anosognosia foi proposto por Babinski em 1914 para se referir ao fato de que muitos pacientes neurológicos, principalmente aqueles com lesões hemisféricas à direita, apresentam dificuldades para perceber conscientemente seus déficits. Uma das manifestações mais freqüentes de anosognosia é a impercepção da hemiplegia (geralmente esquerda), a qual foi descrita por Pick (1898) e posteriormente discutida por Anton (1899).

Manifestações de anosognosia, tais como a impercepção da hemiplegia, constituem geralmente um obstáculo ao processo de reabilitação neurológica. O uso de compensações ou exercícios funcionais requer a colaboração e motivação do paciente e, portanto, um certo grau de percepção do déficit.

Fontes: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/anosognosia
http://npsi-dev.blogspot.com.br/2006/09/anosognosia-aps-leses-hemorrgicas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário