quinta-feira, 19 de abril de 2012

Do Túnel do Tempo: Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1912.

Conforme vinha sendo publicado, as biografias dos ganhadores do Premio Nobel continuarão a fazer parte do roteiro de leituras do Neuruece News.

Como mostrado aqui, a biografia do Dr. Allvar Gullstrand já havia sido mostrada, portanto hoje falaremos sobre a obra e a vida do Dr. Alexis Carrel, ganhador do Nobel de 1912.

Alexis Carrel (1873 - 1944)



Fisiologista, cirurgião, biólogo e sociólogo francês, nascido em Saint Foy-lès-Lion e naturalizado americano. Estudou medicina na universidade de sua cidade, na Universidade de Lion, onde se graduou (1900). Desenvolveu o método para a sutura de vasos sangüíneos (1901-1902).

Emigrando para os Estados Unidos, entrou para a Universidade de Chicago (1905) onde iniciou experiências de transplante de rins em animais. Passou a integrar o grupo de médicos pesquisadores do Instituto Rockfeller (1906), onde ficou pesquisando técnicas de conservação extracorpórea de tecidos em culturas de laboratório, conseguindo manter viva e em crescimento, durante 34 anos, uma porção de tecido cardíaco de um embrião de frango. Durante a I Guerra Mundial, serviu como médico no exército francês e, com H.D. Dakin, inventou o antisséptico Carrel-Dakin para tratamento de ferimentos empregando a solução de Dakin. Antes da descoberta dos anticoagulantes, só eram possíveis transfusões mediante a ligação dos vasos do receptor aos do doador. Pela concepção da técnica que permitiu essa operação, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1912).



Desenvolveu uma bomba de corrente sangüínea imunizada, o primeiro coração artificial (1936). Deixou o Instituto Rockefeller e voltou para a França (1938) onde morreu, em Paris. Na segunda guerra mundial, colaborou com o governo de Vichy. Em sociologia escreveu L'Homme, cet inconnu (1935) e Réflexions sur la conduite de la vie, editado postumamente (1950).

Caso o leitor queira conferir mais a respeito da biografia do Dr. Alex Carrel, pode clicar aqui e ler um artigo muito bem conceituado sobre esse pesquisador.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AlexisCa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário