quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Nomofobia, a dependência do telefone celular".

Nova fobia tem atingido os mais jovens da população e é chamada nomofobia, ou seja, medo de estar sem "mobilidade".




Os sintomas da ansiedade, desamparo, angústia, impotência e até sintomas físicos de pânico, como taquicardia e sudorese, quando o individuo não está com o aparelho celular, ou por outro motivo, está impossibilitado de se comunicar por meio deles.
"Muita gente não consegue se desprender da tecnologia, deixa os aparelhos ligados 24 horas por dia, inclusive enquanto dorme", diz o psicólogo Cristiano Nabuco, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ele ressalta que a nomofobia diz respeito também a outros equipamentos tecnológicos que deixam as pessoas conectadas, como computadores e notebooks.

Segundo Nabuco, os mais susceptíveis a essa manifestação são os jovens. Ele ressalta que existem hábitos que podem alertar para a propensão do problema, em especial em relação ao telefone móvel, que é de uso mais comum: abandonar tudo o que está fazendo para atender ao chamado; nunca deixa o aparelho sem bateria; não consegue carregar o celular na bolsa, bolso ou similares (prefere leva-lo na mão para que possa atende-lo imediatamente); se esquecer o aparelho em casa volta de onde está para pega-lo; sentir-se angustiado quando acaba a bateria, quando perde o aparelho ou pensa que perdeu.


Fonte: http://cerebro-online.blogspot.com.br/search/label/adolesc%C3%AAncia

Nenhum comentário:

Postar um comentário