sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Do Tempo do Tempo: Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904.

Ivan Petrovich Pavlov (1849 - 1936).



Fisiologista e médico russo nascido em Riazan, criador do conceito de reflexo condicionado. Filho de sacerdote ortodoxo russo, abandonou a carreira eclesiástica para cursar química e fisiologia (1870) na Universidade de São Petersburgo, cidade chamada Leningrado durante a existência da URRS. Graduou-se na Academia de Cirurgia e Medicina, depois transformada em Academia Militar de Medicina onde se doutorou (1883). Fez estágio na Alemanha (1884-1886), com os fisiologistas Karl Ludwig (1816-1895) e Rudolf Heidenhain (1834-1897) e, na volta, foi nomeado professor de farmacologia (1890) e depois de fisiologia da Academia Médica-Militar da Rússia (1894-1924). Como pesquisador destacou-se inicialmente por seus estudos sobre o sistema circulatório, mas logo seu interesse voltou-se para a fisiologia do aparelho digestivo. Desenvolveu técnicas cirúrgicas precisas, com as quais realizou experimentos com animais, especialmente cães, sem alterar-lhes as condições vitais normais. Ganhou o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1904) pelos resultados de seu trabalho sobre as relações entre a atividade do sistema nervoso e a função digestiva, expostos numa conferência russa (1897) e no congresso mundial de medicina realizado em Madri (1903). Denominada de teoria do reflexo condicionado, esta descoberta abriu novos caminhos para a psicologia experimental, permitiu a elaboração de técnicas como o chamado parto sem dor e influenciou a corrente behaviorista da psicologia. Sua teoria foi exposta em uma obra fundamental sobre o reflexo condicionado, Dvadsatiletnii opit objektivnovo isutchenia vichei nervnoi deiatelnosti / povedeniia / jivotnikh (1923), onde defendeu o princípio da unidade entre o fisiológico e o psicológico, entre o objetivo e o subjetivo. O governo soviético criou especialmente para o cientista, um centro de pesquisas biológicas (1921), que o cientista dirigiu até a morte, embora mantivesse posições anticomunistas públicas. Morreu em Leningrado e em comemoração ao centenário de seu nascimento, a Academia de Ciências da União Soviética publicou suas obras completas (1940-1949).

Cachorro de Pavlov

As primeiras experiências com os cachorros eram simples. Segurava um pedaço de pão e mostrava ao cachorro antes de dá-lo para comer. Com o tempo o cachorro passou a salivar assim que via o pedaço de pão. A salivação era uma resposta quando a comida era colocada em sua boca, uma reação natural de reflexo do sistema digestivo do animal e não envolvia aprendizagem. Pavlov designou esse reflexo de reflexo inato ou não condicionado.

O cachorro de Pavlov ficou conhecido devido a uma experiência feita no início do século XX. Pavlov baseou seus estudos no condicionamento: fez a experiência de alimentar cães ao som de uma música determinada; posteriormente, ao ouvirem apenas a música, suas cobaias reagiram com secreção de saliva e de sucos gástricos.

Pavlov provou, por meio desse experimento, que os cães desenvolvem comportamentos em resposta a estímulos ambientes, podendo tais comportamentos serem explicados sem que se precise entender o que se passa no plano mental ou psicológico. Essas conclusões deram material ao behaviorismo (teoria proposta por Watson) para afirmar que o ser humano aprende essencialmente através da imitação, observação e reprodução dos comportamentos dos outros, e que nossas ações são meras respostas ao ambiente externo.


Fontes: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/IvanPetr.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Pavlov

Nenhum comentário:

Postar um comentário