quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Do Túnel do Tempo: Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1902.

Como prometido, neste post demos início a uma série de publicações que tem por propósito divulgar os nomes e as descobertas dos médicos cientistas que foram agraciados com o prêmio Nobel desde a sua criação até os dias atuais.
Todas as quintas-feiras, será publicada a biografia do agraciado e um pouco da pesquisa desenvolvida, que nem sempre será especificamente da área neurológica.
Abaixo, temos algo sobre a vida do Dr. Ronald Ross.



Ronald Ross, Sir (1857 - 1932)



Médico, biólogo sanitarista e entomologista indiano nascido em Almora, Índia, e naturalizado inglês, famoso por descobrir que o mosquito anopheles transmite o parasita da malária (1897). Formou-se em medicina no Saint Bartholomew's Hospital em Londres (1879) e entrou no serviço militar Indo-Britânico (1881). Após estudar bacteriologia em Londres (1888-1889), dirigiu uma expedição pelo Oeste da África e identificou a presença de malária com o mosquito transmissor (1889). Retornou para a Índia (1892) e iniciou as investigações sobre transmissão e controle de malária. Desenvolveu uma séries de experimentos que provaram que a malária era transmitida pelos mosquitos e demonstrou o ciclo do parasita no Anopheles (1895). Retornou para Inglaterra (1899) e juntou-se a faculdade do Liverpool School of Tropical Medicine. Foi eleito fellow da Royal Society (1901) e, por sua descoberta, foi agraciado com Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina (1902). Foi sagrado cavaleiro (1911) e nomeado médico de doenças tropicais no King's College Hospital, em Londres (1913) e logo após foi nomeado diretor-chefe do Ross Institute and Hospital for Tropical Deseases, Londres, na cidade onde ficaria até morrer.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RonadRos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário