terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Sexto Sentido.



Muitos problemas psiquiátricos vivenciados pelos pacientes estão relacionados com as visões, com o escutar de vozes, com o diálogo interior.... Saber compreender as limitações dos nossos pacientes é impressindível para que possamos ajudá-los a lidar com as suas patologias.

The Sixth Sense (br/pt: O Sexto Sentido) é um filme estado-unidense de horror psicológico de 1999, escrito e dirigido por M. Night Shyamalan. Conta a história de Cole Sear (Haley Joel Osment), um menino incomodado e isolado que é capaz de ver e falar com os mortos, e um psicólogo infantil igualmente perturbado (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo. O filme estabeleceu Shyamalan como roteirista e diretor, e introduziu ao público de cinema seus filmes, mais notavelmente sua afinidade para o final surpreendente. O filme foi indicado a seis Óscars, incluindo o de Melhor Filme.

SinopseUm psicólogo infantil, Malcolm Crowe, trata de um garoto de nove anos que tem dificuldades de relacionamento no colégio e vive com medo das visões que tem. Por sua vez, busca se recuperar do trauma sofrido um ano antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente, e ainda atirou nele. Aos poucos, ele consegue conquistar a confiança do garoto, que lhe conta que pode ver pessoas mortas.

O psicólogo consegue ajudar o menino, e mostra que ele deve enfrentar o medo e conversar com os fantasmas que o amedrontam. Assim, ele percebe que os espíritos precisam de ajuda e não querem machucá-lo. Porém, o psicólogo se vê cada vez mais distante de sua esposa, e que ela estaria tendo um caso com outra pessoa. O menino lhe diz que ele deve conversar com ela quando ela estiver dormindo.

PremiaçõesO filme teve seis indicações ao Oscar ("Melhor Ator Coadjuvante" - Osment, "Melhor Atriz Coadjuvante" - Collette, "Melhor Diretor", "Melhor Edição", "Melhor Filme" e "Melhor Roteiro Original"), mas não ganhou nenhum;
O filme foi vencedor de 30 outros prêmios;
O filme teve mais 33 indicações para outros prêmios.

CRÍTICA - O SEXTO SENTIDO - O menino Cole Sear (Haley Joel Osment) tem problemas. Seus temores são mais reais do que as pessoas querem acreditar, seu medo cresce a cada dia, seu sofrimento também.
A quem poderia pedir ajuda, se ninguém acredita no que diz?
As pessoas vêem apenas o que querem ver, acreditam apenas no que querem acreditar, exceto aqueles que são amaldiçoados com o poder de ver além do que gostariam.
Alguns nascem com capacidades que não podem controlar, e poder descontrolado rapidamente se torna uma maldição que se volta contra quem o possui.
O Dr Malcom Crowe também tem problemas, mas o passado lhe clama por justiça, um erro com outra criança, com o mesmo histórico de Cole, que mudou o seu destino, sua vida para sempre.
Agora eles tem que descobrir um meio de confiar um no outro, superar as suas crises pessoais e ver aquilo que não gostariam de estar vendo, mas que é tão real quanto podem acreditar no seu Sexto Sentido.
Neste filme de M. Night Shyamalan (Dr Hill) os detalhes são mais que importantes para se sentir a profundidade da trama. Realçados pela excelente direção, pelos cortes de cena, pelas minúcias como a cor vermelha, que aparece realçada sempre que algo vai acontecer, ou a temperatura ambiente que decresce com a intensidade dos sentimentos envolvidos.
O suspense se mantém, se renova, se transforma de horror em uma certeza triste e melancólica de que não estamos sozinhos, e que nossos medos são justificáveis mas não pelo que julgava-se correto temer.
Um novo olhar sobre o Paranormal, sobre a capacidade de ver o que mais ninguém quer parar e olhar. Como a mente que se nega a ver a verdade, por julgar que a falta não modificará nada em sua vida, sua existência.
“Um não vê o outro, eles só vêem o que querem ver”
Seria uma boa descrição do que fazemos todos os dias. O quanto do mundo que realmente se vê, o quanto se perde em nossa visão periférica, nosso olhar vazio, nossa interpretação fácil e julgamento rápido.
Como se lentes coloridas nos cobrissem os olhos e nos modificassem a visão, cada cultura, cada crença, cada pensamento, pode alterar definitivamente o nosso mundo, até que a verdade se revela por fim, e ao rever tudo o que foi visto, compreendemos mais profundamente o quanto deixamos realmente de ver.
Uma história profunda que nos envolve no talento de Haley Joel Osment, que nos abre os olhos da alma e do coração e nos mostra aquilo que não queremos ver, mas que é real e que está a nossa volta, em todos os momentos.
Depois deste filme, é impossível não prestar mais atenção aos detalhes, fazer uma profunda reflexão sobre o que somos, e o que queremos fazer em nossas vidas.
Aguce o olhar, libere a mente, deixe agir o seu Sexto Sentido, você vai
precisar.

Ficha Técnica:
Título Original: The Sixth Sense
Gênero: Suspense
Duração: 106 min.
Ano: EUA - 1999
Distribuidora: Buena Vista International
Direção e Roteiro: M. Night Shyamalan



O final do filme é surpreendente e prende o espectador, não somente pela forma como o psicólogo conduz seu paciente no controle de suas visões, mas também pela trama inusitada e emocionante.

O filme O Sexto Sentido fica como indicação para o leitor.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Sexto_Sentido
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=193
http://www.cranik.com/filme_osextosentido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário