sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Inteligência Verbal e Não-Verbal muda no Cérebro de Adolescentes.



A Revista Nature publicou um artigo no qual comenta acerca das mudanças que ocorrem no processo de linguagem verbal e não-verbal do cérebro de adoelescentes. Abaixo segue a tradução da matéria. Para quem preferir conferir a matéria em inglês o link é este.

Quociente de inteligência (QI) é uma medida padronizada da capacidade intelectual humana que leva em conta uma ampla gama de capacidades cognitivas. QI é geralmente considerado estável ao longo da vida, com escores em um ponto do tempo usado para prever resultados educacionais e perspectivas de emprego anosmais tarde. A neuroimagem nos permite testar se flutuações inesperadas longitudinais no QI medido estão relacionados com o desenvolvimento do cérebro. Aqui nós mostramos que o QI verbal e não-verbal pode subir ou cair na adolescência, com estas mudanças no desempenho validados pela sua estreita correlação com as mudanças na estrutura cerebral local. Uma combinação de imagens estruturais e funcionais mostrou que o QI verbal mudou com a massa cinzenta em uma região que foi ativado por voz, enquanto o QI não-verbal mudou com a massa cinzenta em uma região que foi ativado por movimentos dos dedos. Usando avaliações longitudinais dos mesmos indivíduos, temos evitado a muitas fontes de variação na estrutura do cérebro que confundem estudos transversais. Isso nos permitiu dissociar marcadores neurais para os dois tipos de QI e de mostrar que, em geral, habilidades verbais e não-verbais estão intimamente ligados às habilidades sensório-motor envolvidas na aprendizagem. Mais geralmente, nossos resultados reforçam a possibilidade de que a capacidade intelectual de um indivíduo em relação a seus pares pode aumentar ou diminuir na adolescência. Esta seria incentivar àqueles cujo potencial intelectual pode melhorar, e seria um aviso de que empreendedores iniciais não podem manter o seu potencial.

Fonte: http://www.nature.com/nature/journal/v479/n7371/full/nature10514.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário