sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Do Túnel do Tempo: Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1903.

Niels Ryberg Finsen (1860 - 1904).



Médico dinamarquês nascido em Thorshavn, Ilhas Faroes, inventor da lâmpada curativa de Finsen, fundador e diretor do Finsen Medical Light Institute, Copenhagen (1896-1904), e ganhador o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1903) por desenvolver um método de tratamento de doenças da pele com luz ultravioleta.

Filho de Hannes Steingrim Finsen e de Johanne Fröman, de uma família de tradição política nas Ilhas Faroe, recebeu esmerada educação em Thorshavn e depois em Herlufsholm, na Dinamaca. Completou sua educação em Reykjavik, Islândia (1876-1881) e voltou para Copenhagen (1882) para estudar medicina.

Tornou-se (1890) prosector de anatomia na University of Copenhagen, cargo que deixou (1893) para se dedicar a pesquisa científica. Recebeu o título de Professor (1898) e foi honrado com o título de Cavaleiro da Ordem de Dannebrog (1899). Foi membro honorário e várias sociedades científicas da Ecandinávia e da Islândia, Rússia, Alemanha etc.

Além do Nobel recebeu vários outros prêmios como a Medalha de Ouro do Mérito Dinamarquês e o Prêmio Cameron da Universidade de Edimburgo (1904), ano em que morreu, em Copenhague.

Recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1903 por sua contribuição no tratamento das dermatoses através da radiação luminosa concentrada, principalmente do Lupus vulgaris (tuberculose cutânea ou Tuberculosis luposa), inaugurando um novo campo de pesquisas na ciência médica.

Niels Finsen descobriu as propriedades estimulantes e bactericidas dos raios actínicos (azul, violeta e ultravioleta) e idealizou una lâmpada elétrica de arco voltaico ("luz de Finsen" ou "lâmpada curativa de Finsen") para o tratamento da tuberculose cutânea (Lupus vulgaris) e outras dermatoses. É considerado o fundador da Medicina Mecânica.

Em 1896 criou o Instituto Finsen, em Copenhague, onde continuou suas pesquisas e acompanhou a utilização de seus métodos fototerapêuticos.

Finsen publicou diversas obras, entre elas, Sobre os Efeitos da Luz sobre a Pele (1893) e o tratado clássico A Utilização dos Raios Luminosos Químicos Concentrados em Medicina (1896).

Fontes: http://medbiography.blogspot.com/2006/09/niels-finsen-incl-selo-stamp.html
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/NielsRyb.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário