quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Baixa renda aumenta risco de desenvolver transtornos.



Distúrbios psíquicos são mais frequentes em pessoas com problemas financeiros.
Pessoas com menor poder aquisitivo têm maior predisposição a desenvolver depressão e a tentar suicídio, segundo pesquisa publicada na revista Archives of General Psychiatry. A equipe coordenada pelo psiquiatra Jitender Sareen, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Manitoba, no Canadá, fez um estudo prospectivo com 35 mil jovens americanos na faixa dos 20 anos, de diferentes classes sociais. Os pesquisadores entrevistaram os voluntários duas vezes em um intervalo de três anos. Eles foram questionados sobre sua situação financeira e seu estado emocional. Resultado: a incidência de distúrbios psíquicos foi maior entre aqueles com renda mais baixa.


Transtornos de ansiedade e abuso de álcool e drogas foram mais frequentes entre os que perceberam sua renda diminuir ao longo dos três anos em comparação com aqueles que mantiveram estabilidade em seus rendimentos. No entanto, não houve relação entre a presença de distúrbio psíquico no período da primeira entrevista e uma eventual redução de renda nos anos seguintes. Segundo Sareen, as explicações podem ser várias, mas há duas hipóteses principais: as defesas psicológicas podem se fragilizar diante das dificuldades econômicas ou pode haver uma “seleção social” com base na saúde mental das pessoas. “O distúrbio mental em si afetaria o status socioeconômico, levando a uma progressiva redução do poder aquisitivo”, observa.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/baixa_renda_esta_relacionada_a_risco_de_desenvolver_disturbios_psiquicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário