quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Do túnel do Tempo: Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1901.

Nestas postagens referentes aos ganhadores do Prêmio Nobel, nem sempre veremos neurologistas homenageados, e nem sempre as pesquisas serão diretamente relacionadas com descobertas do campo da neurologia.
Porém, o conhecimento médico ao longos desses 110 anos nos quais foram premiados diversos pesquisadores serão lembrados, não apenas pela relevância dos temas, mas também como uma forma de manter viva a memória desses cientistas que didacaram suas vidas ao estudos de Fisiologia e Medicina.



O Prêmio Nobel começou a ser entregue no ano de 1901, sendo criação de Alfred Nobel, o inventor ´da dinamite. Insatisfeito pelos rumos que sua invenção tinha tomado, já que estava sendo utilizada para fins bélicos, Alfred procurou deixar uma marca melhor na história. Deixou sua fortuna acumulada pela patente da dinamite para criação de uma fundação com seu nome que deveria, a cada ano premiar as pessoas no mundo que tivessem se destacado nas áreas de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz. A premiação ocorre no dia 10 de dezembro (aniversário de morte de Nobel) na cidade de Estocolmo, enquanto que a premiação do Nobel da Paz ocorre na cidade de Oslo.

Segue abaixo a biografia e uma descrição detalhada do ganhador do primeiro nobel de Fisiologia e Medicina de 1901, o bacteriologista Emil Adolf von Behring por seus trabalhos na área da bacteriologia.
Semanalmente, sempre nas quintas-feiras, mais uma biografia de outro(a) ganhador(a) do prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina será comentada neste blog.


Emil Adolf von Behring (1854 - 1917)



Bacteriologista alemão nascido em Hansdorf, na Prússia, considerado o fundador da imunologia como ciência e o primeiro biólogo a usar a palavra toxina. Formado em medicina em Berlim, trabalhou inicialmente como cirurgião militar (1877-1888). Tornou-se assistente do médico e bacteriologista alemão Robert Koch, no Instituto de Higiene da Universidade de Berlim (1889-1893) e com o bacteriologista japonês Shibasaburo Kitasato, demonstrou a possibilidade de se imunizar um animal contra o tétano, injetando-lhe soro sangüíneo de outro animal já infectado (1890). Utilizou o mesmo método no tratamento dos casos de difteria, obtendo pleno êxito, descobrindo, assim, as antitoxinas. Colocada no mercado (1892) a antitoxina diftérica tornou-se conhecida como soro antidiftérico e tornou-se rotina no tratamento da doença. Como professor, inicialmente em Halle e depois da Universidade de Marburg (1895-1907), ganhou o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1901) por trabalhos sobre terapêutica por meio de soro dos "vírus atenuados", e no campo das toxinas e antitoxinas, o que permitiu induzir o grau de imunização, mesmo após o início da doença. Depois de deixar o ensino dedicou-se à produção de vacinas nas indústrias Höchst. Desenvolveu também um tipo de vacina contra a tuberculose bovina e morreu em Marburg, Alemanha.

Mais informações sobre o Dr. Emil Behring podem ser lidas no link abaixo:
http://www.salton.med.br/index.php?id_menu=premio&idioma=portugues&id_premio=2&title=1901:%20EMIL%20ADOLF%20VON%20BEHRING

Fontes: http://www.salton.med.br/index.php?id_menu=premio&idioma=portugues&id_premio=2&title=1901:%20EMIL%20ADOLF%20VON%20BEHRING
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mio_Nobel

Nenhum comentário:

Postar um comentário